criatividade ≠ inovação

Vijay Govindarajan é professor de International Business e escreve no Harvard Business Review. Neste post ele conta que realizou uma pesquisa com diversos gerentes de empresas para questioná-los qual era a definição de inovação e muitos deles responderam algo associado com criatividade. No mesmo post, Vijay comenta que inovação não é criatividade. Criatividade diz respeito à ideias e inovação sobre como executá-las.

Lendo este post eu lembrei de uma pessoa que tem uma definição para tal idiossincrasia que acho genial, simples e no ponto, daqueles aforismos que levamos pra vida. Yves Behár, da Fuse Project, disse o seguinte: Ideia é conceito, inovação é processo.

O sujeito realmente tem moral pra falar. Ele foi responsável pelo One Laptop Per Child, Jawbone Bluetooth e, dando mais uma pesquisada ali e aqui, encontrei este case muito bacana, talvez o mais recente da Fuse, que realmente reflete o pensar na inovação como processo, em design como processo, em accountability, enfim, os vídeos falam por sí:

Case:

Explicação do Yves Béhar:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s