Recentemente assisti dois vídeos elencados como Top Virals que me chamaram atenção por motivos similares. Um deles encontrei no excelente blog da Go Viral e o outro eu não me recordo. Eu achei que tinha visto no blog da Foreplay, que sempre tem muita referência boa e faz posts tipo Top Virals, mas não era. Independente disso, aqui vai o primeiro:
Aqui o segundo:
Os dois vídeos tem uma similaridade bem grande, ou melhor, arrisco dizer que ambos tem a mesma origem: flash mob, as aglomerações previamente combinadas para executar determinada ação. A questão é que, desde o primeiro grande sucesso da T-Mobile até o extremo do pop Black Eyed Peas com a Oprah, essa forma de comunicação ficou cansada. Então, por que esse vídeos foram bem recebidos pelas pessoas?
Acredito que o nosso momento na comunicação é de sobreposição de referências, onde a nostalgia é cada vez mais jovem e a reinvenção dos mesmos modelos é o critério para a evolução, seja ela melhor ou pior, o importante é saber se adaptar. Ou seja, antes que os advogados do diabo matém a possibilidade de que um flash mob pode ser uma bela abordagem pra marca, pensemos em como ele poderia se adaptar, reinventar e evoluir. Os vídeos acima tiveram ótimos resultados para as marcas Samsung, no Reino Unido, e Voyage-SNCF, na França.