Ideia como construção

Eu tenho um irmão gêmeo que se chama Guto e nós somos fisicamente bem parecidos. Entretanto, ele trabalha como redator e eu como planejamento; ele gosta de ver comerciais antigos e eu sou mais de ver o que poderia ser o comercial do futuro. Essas diferentes coletas de informações já geraram muitas conversas e a última achei interessante compartilhar por aqui.

Começou porque ambos gostamos do case de Whopper FreakOut, desenvolvido pela CrispinPorter+Bogusky, ganhadora do leão na categoria Integrated em Cannes de 2008. Bom, quem não gosta?

Então, ele encontrou um comercial que foi prata no anuário do Clube de Criação de São Paulo em 1998, ou seja, há mais de 12 anos atrás. Entrem nesse link e assistam ao comercial da Moça Brava, feita pela JWT:

As ideias não são conceitualmente iguais? O que fez a mesma ideia ser tão reconhecida e premiada depois de mais de uma dácada? O primeiro ponto que gostaria de comentar é óbvio, a tecnologia proporcionou a plataforma para que o FreakOut impactasse mais pessoas. A ideia tem diversas propriedades para ser disseminada mas imaginem em 1998, sem internet e com apenas algumas inserções na tv o quanto que o comercial da Esso deixou de ser visto?

O outro ponto é que eu acredito muito em ideia como construção, onde um conceito deve ser exercitada e escopado em todos seus detalhes. Cada detalhe contém novas ideias e sua combinação estruturada é que faz o negócio ficar mágico. Por esse motivo é que acredito em ideia sem autoria. Uma grande campanha também é feita de diversas pequenas ideias, de pessoas de diferentes disciplinas e com diferentes olhares sobre a comunicação.

Agora, o exercício que podemos tirar desse post é: Se nós tivéssemos essa ideia hoje, faríamos um Moça Brava ou um Whopper FreakOut?

One thought on “Ideia como construção

  1. Gostei do post. Concordo com alguns pontos.
    Mas também não podemos nos esquecer de politicagem e status.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s