A realidade das mídias sociais

A Fast Company faz uma série de posts intitulados Work Smart que são bacanas de serem assistidos. O objetivo é trazer exemplos práticos do nosso dia-a-dia de trabalho com comunicação e dar dicas de como essas pessoas poderiam otimizar seus esforços e colher melhores resultados. Os vídeos geralmente são curtos, claros (mesmo in english) e bem objetivos. Aqui embedei um que fala especialmente sobre mídias sociais:

http://video.fastcompany.com/plugins/player.swf?v=62408279fd25a&p=fc_social

A maneira que a menina fala pode ser um pouco chata mas isso é compensado. Para mim, o grande valor desse conteúdo é conseguirmos entender como o trabalho com mídias sociais é feito na nossa realidade e em um universo sem muitos recursos. Diferentes das grandes e filosóficas teorias, aqui existem dicas importantes e que poderiam ser aplicadas amanhã. Listei as que me chamaram mais atenção:

1. Ter seu objetivo estabelecido. As pessoas tem que entender diretamente o objetivo de comunicação e de que forma espera-se que os usuários interajam. No vídeo, a menina fala em clarificar o call to action para doações.

2. Responder às pessoas nas mídias sociais. Fazer com que o diálogo seja parte da rotina (remunerado) e não um trabalho extra.

3. Focar em seguidores qualificados. É muito mais importante termos seguidores que admiram a marca, participam e amplificam a mensagem do que pessoas que não interagem.

Parecem dicas simples demais, mas é interessante nos colocarmos no lugar do Father’s Joe e exercitar se essas dicas não seriam interessantes para os nossos clientes e objetivos de comunicação. Será que estamos correspondendo com todas elas?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s