O Facebook apresentou na segunda-feira um serviço chamado Messages. Ele é um sistema de mensagens que centraliza seus e-mails, mensagens instântaneas e SMS em um único ambiente, onde o critério de separação são as pessoas que você interage e não o meio ou a plataforma. Ainda mais, ele organiza o seu inbox de acordo com as pessoas que você mais interage, seus melhores amigos, pois essas são as mensagens mais relevantes para você.
http://www.facebook.com/v/10150330530405484
A pessoa deve criar uma ID do Facebook, como tivemos tempos atrás o facebook.com/tiririca, agora teremos o tiririca@facebook.com e esse é o ponto que nos dá pistas e ajuda no exercício estratégico. Os serviços de e-mails sempre tiveram a propriedade e a relevância de ser nosso ID digital, ele é como o órgão governamental que emitiu nosso RG. Oferecendo o Messages, é inquestionável que ele é um serviço substituto ao Gmail, Hotmail e Yahoo, entretanto, com propriedades e valores muito mais coerentes com nosso momento.
Atualmente, a comunicação através do email tem um caráter mais sério e racional. Ele assumiu uma propósito muito profissional e a prova disso é o baixo uso nas camadas mais jovens da população. O Messages é informal, imediato e pessoal, ele não terá cc ou bcc, ele é feito para os nativos digitais que tem a internet presente na sua cultura assim como nós temos a eletricidade.
Ainda existe uma oportunidade de mercado para o uso profissional, onde o LinkedIn está tirando muito proveito. Mas o pensamento do Facebook é muito coerente, focando nas necessidades ainda não supridas, mostrando que no competitivo mercado da tecnologia não se bate de frente, mas tenta-se entender o espírto do seu tempo e pensar em como fazer parte da cultura nos próximos anos. E ai, será que vinga?