O melhor do Mobile World Congress para planejadores

Nesse mês aconteceu o Mobile World Congress, um dos eventos mais top sobre devices. O Brand Republic fez um resumo, sempre muito útil, com 8 principais pontos que guiarão nossas futuras estratégias. Seguem eles:

1. Android ganha terreno
Mais de 200 mil pessoas por dia estão comprando celulares com o sistema operacional do Google. Se já não é hora, muito em breve será essencial a presença das nossas marcas na plataforma.

2. Mobilidade e socialização
Foursquare é só o começo das mídias sociais nos devices. A mobilidade é um fator natural para a socialização e provavelmente crescerá muito.

3. Nasceu o tablet
Todas grandes companhias de tecnologia estão lançando seus tablets. Mais importante que seu formato, a experiência é totalmente diferente. Identificar as oportunidades e interpretar as marcas para esse ambiente será um papel crucial para o planejador.

4. Games
Microsoft prevê integrar o Kinect ao Windows Phone. Sony Ericsson lançou o Xperia Play, o primeiro game pra celular certificado pelo PlayStation, e seu CCO disse: “it will forever change the way people think about smartphones and mobile gaming”. Acho que concordo.

5. Nokia e Microsoft
Nokia passou a utilizar o sistema operacional da Microsoft em todos os seus aparelhos a partir do Dia dos namorados americano, o Valentine’s Day, dia 14 de fevereiro. Quem provavelmente não acha a ideia nada romântica é o Blackberry, que perde share.

6. Aplicativo como fonte de renda
Novos sistemas de monetização de aplicativos estão surgindo. A O2, empresa parceira da telefônica, possibilita que pessoas desenvolvam seus aplicativos gratuitamente e, se eles gerarem tráfego e uso, a empresa divide os lucros.

7. Pagamentos por mobile
A Near Friend Communications (NFC) desenvolveu uma tecnologia própria para micro-pagamentos por celular. No ano que vem, a Deutsche Telekom vai lançar uma “mobile wallet” com a tecnologia interligada ao iTunes. Grande potencial.

8. Tecnologias emergentes
O Mobile World Congress é um ambiente excelente para visualizar novas tecnologias. A empresa Fulton está disponibilizando wireless em diversos locais e objetos, desde lojas de varejo a garagens. Com certeza estamos caminhando para uma internet ubiquida e transparente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s