Qual é a moral das compras coletivas?

As compras coletivas representam um movimento muito maior do que apenas comprar pela internet. É uma forma diferente de se relacionar com as marcas, onde o consumidor está efetivamente no comando, julga e decide quais são seus verdadeiros desejos e necessidades.

Jeremiah Owyang, analista da Altimer, defende que este é um pequeno reflexo da era do Social Commerce e que caminhamos para um formato onde grandes grupos estarão não apenas julgando e decidindo o que as marcas devem oferecer, mas também criando essas ofertas. Quem nunca viu esse vídeo, segue aqui.

Com base nesse raciocíonio, achei interessante a análise do site Social Commerce Today com um levantamento das compras coletovas no mercado americano, que acredito ser similar ao que vivemos no Brasil. Ele também faz uma análise dos prós e contras de ambos lados aqui e identifica algumas barreiras para as compras coletivas:

1. A impressão entre os anunciantes é de que a promoção não é rentável.
2. A impressão entre os consumidores é que a promoção incentiva gastos desnecessários
3. Uma experiência ruim do anunciante e ele não retornará a investir.
4. Anunciantes são obrigados a trabalhar com descontos enormes (por exemplo, um mínimo de 50%).

O ponto mais importante que observo é a mudança cultural. A modelo pressupõe que a opinião e o gosto dos consumidores seja obrigatoriamente levada em conta e não fique apenas na promessa. Em um mercado que evolui com ideias borbulhando de todos os lugares, será que já não temos como replicar esse modelo em outra esfera? Será que esse modelo poderia ser adaptado e utilizado no negócio de um de nossos clientes?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s