Humanização da tecnologia

Paola Antonelli é curadora de arquitetura e design do MoMa, museu de arte moderna de Nova York, e concedeu uma entrevista para o The Creators Project abordando conceitos de humanização da tecnologia relacionados ao seu projeto chamado Talk To Me, que será lançado no verão americano.

Ela defende que a tecnologia sempre existiu em diferentes momentos e intensidades, ela sempre foi o meio que possibilitou as pessoas conversarem com os objetos à nossa volta e vice-versa, mudando a forma como as pessoas vivem e como os profissionais trabalham. Hoje, com um alto consumo de bens tecnológicos, as pessoas condenam a tecnologia como um problema, algo que desumaniza as pessoas.

O uso excessivo realmente pode ser prejudicial, mas não podemos negar a tecnologia nas nossas vidas, não podemos mais viver sem ela. Temos que, sim, incentivá-la para um uso que gere desenvolvimento, como na visão de Paola: “Many people think that technology is a problem in that it dehumanizes people. And, instead, I think it’s a great thing because it humanizes objects”.

Essa abordagem de humanizar objetos nos permite uma reflexão interessante de qual é o papel da tecnologia no nosso dia-a-dia. Alguns exemplos de obras que serão expostas no projeto são: The Lost Tribes of New York City, o Tenori-On, I want You To Want Me e PIG 05049. Esses projetos demonstram um pouco do que significa humanizar a tecnologia e eles são excelentes referências, não apenas como linguagem estética e artística, mas de como isso poderia ser aplicado para marcas. Afinal, como poderíamos humanizar as marcas?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s