4 problemas e o Google+

O botão +1 tem mais de 2,3 bilhões de cliques por dia, o Google+ tem mais de 1 bilhão de compartilhamentos diários, ele é o aplicativo mais baixado da Apple, além de que estima chegar aos 20 milhões de usuários em alguns dias. Mesmo com algumas críticas, como a do CEO do LinkedIn, o Google parece ter uma aposta mais consistente que Wave e Buzz. Segundo matéria da FastCo, que conversou com Andy Hertzfeld, um dos designers de interface do Google+, essa bela recepção se deve aos 4 problemas das redes sociais que o Google+ buscou solucionar:

1. Temos diversas redes sociais
A grande diferença para o FacebookGroups e o Groupos do Orkut é que o Google+ coloca essa questão como tema central com o Circles, ele é o ponto de início da relação, além de ser fácil e gostoso de gerenciá-lo. Há algum tempo atrás rodou uma apresentação do Paul Adams no slideshare sobre o tema.

2. Inconveniência da conversa em vídeo
Eles criaram os Hangouts, uma tentativa de remover aquela sensação de ligação telefônica e tornar a experiência mais natural, além de funções que deixam você se preparar e não o pegam de surpresa no vídeo. “People love contact but they’re shy about initiating it, especially with video“.

3. Compartilhar arquivos
Ninguém gosta de esperar downloads e transferências, em vista disso, o Google+ criou o Instant Upload que faz o upload de fotos e vídeos direto do smartphone no mesmo instante que você está fazendo a captação. Essa não é uma função default e você sempre pode pré-setar para quem e quando divulgar.

4. Privacidade em cada post
Não apenas pelos Círculos, mas em cada post que você faz pode facilmente gerenciar as questões de privacidade. Além disso, esse gerenciamento pode ser feito buscando pelas próprias pessoas e definindo o que eles podem ou não ver.

Ainda não foram desenvolvidas plataformas para marcas, o que eles querem é ser relevante (e viciante) para as pessoas. “We wanted to make it feel addicting“, disse Hertzfeld. Definitivamente esse é um movimento de combate ao Facebook e, para um mercado que já está saturado em alguns lugares, trazer competitividade só trará benefícios para todos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s