Será o planner digital mais completo?

Tenho uma regra pessoal, talvez uma superstição, que é o seguinte: quando recebo a mesma referência de duas fontes diferentes e confiáveis, eu preciso consumi-la. Talvez seja uma reação ao excesso, mas ela tem funcionado e funcionou novamente. Dessa vez a @samillesousa me enviou esse post e o @chmkt fez esse post no Unplanned. Ambos falavam do modelo de visualização de negócio da IDEO: Business Model Framework

É uma imagem que parece complexa ao primeiro olhar mas só parece. Ela demonstra de forma fácil o negócio como um todo, é simples de entender os pontos de processo criativo e estratégico, além de ser fácil de ser comunicada e explicada, como fez Tom Hulme, Designer Director da IDEO:

HackFwd: Visualize Your Business Model in 15 Minutes Flat from IDEO on Vimeo.

A medida que o digital passa a ser parte integrante de nossas vidas, acredito que plataformas de comunicação começarão a ganhar cada vez mais relevância estratégica, principalmente em relação à indústria pois estaremos atuando diretamente no negócio do cliente. Como defendeu Colin Raney, na apresentaçao postada pelo @chmkt, “Quando você projeta um negócio entorno da experiência (ao invés da experiência no entorno do negócio) nós criamos a plataforma para a experiência. Ao colocar a experiência em primeiro, nós criamos um negócio user-centered (porque o negócio é o veículo para entregar a experiência)”.

Acredito muito em campanha, bons conceitos e lindos filmes mas, como planner, acho um movimento interessante pensarmos mais no negócio do cliente. E, pelo que tenho conversado com amigos planejadores, hoje, é mais fácil um planner digital pensar em marca e bons briefings criativos do que um planner de agência tradicional pensar em plataformas de precificação, canais e parceiros.

Por isso, talvez, os planners digitais estejam se tornando mais completos. Não por capacidade, mas pelas oportunidades de comunicação, provocações e necessidades do contexto em que atuam. Como deixou claro Martin Weigel na entrevista para o Unplanned: “brife e esqueça é a forma mais preguiçosa de planejamento que existe. Os planners mais bem sucedidos – os que mais contribuem para o trabalho – não abandonam o trabalho até que ele realmente veja a luz do dia”. E o que é luz se não a viabilidade do negócio?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s