O inferno da mídia social

Take This Lollipop é um projeto que usa o perfil do Facebook para fazer parte da narrativa de um assassino em busca da próxima vítima: você. O sistema é similar a muitos outros projetos, mas achei essa forma e, principalmente, essa história muito interessante pois ela não tem um fim apenas em entretenimento, mas uma forma de educar as pessoas sobre como elas se expõem na internet.

Soube do TakeThisLollipop por aqui.

Um pouco mais longe foi o artista Willem Popelier com o projeto Show Room Girls. Enquanto fazia pesquisas na web sobre maneiras como as pessoas utilizam suas fotos, ele decidiu focar-se em showrooms de lojas. Entre elas, encontrou fotos de uma mesma menina que utilizava um colar com seu nome, a partir daí o projeto começou.

A exposição mostra tudo o que ele encontrou disponível na internet sobre a menina “mas ela se mantém anônima (…) seu rosto não pode ser visto. Quando ela tweeta, seus tweets são cobertos com uma sombra enquanto são impressos na hora, pode-se ver que ela tweeta, mas não o que ela tweeta” comenta o artista.

Mesmo que com agressividades diferentes, ambos projetos trazem um paradoxo interessante entre o excesso de exposição vs. o prazer de mostrar-se na internet. Essa é uma linha delicada, “o narcisismo digital faz parte do ser humano, atenção é algo que todos queremos e precisamos”, diz o artista.

Pessoalmente, gosto de tratar o papel pessoal na mídia social como um trabalho de marca. No fim das contas, estamos trabalhando nossa marca pessoal e, mais do que nunca, ideias sobre a nossa existência fazem muito sentido, de Sartre: o inferno são os outros.

Soube do ShowRoomGirls por aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s