Agora o Google+ vinga!

O Google finalmente lançou as páginas para as marcas, as Brand Pages, com o propósito similar às Fan Pages do Facebook. Até agora, o Google+ dizia estar focando em conectar as pessoas entre sí, tendo certeza que elas poderiam construir relacionamentos. Esse segundo momento é para envolver marcas, seu poder de estimular e movimentar as pessoas na mídia social e, óbviamente, gerar receita. Segue o vídeo de apresentação:

Esse movimento é estratégicamente muito importante e, na minha opinião, agora o Google+ vinga! Isso porque o Brand Pages é mais simples, democrático e diretamente relacionado ao AdWords do Google e sua inteligência de segmentação.

Primeiramente, construir uma página é similar ao ato de construir um perfil, como pessoas que criam seus próprios perfis a partir de sua personalidade, o que torna a atividade mais fácil.

As marcas serão estimuladas a criar perfis de seus produtos, filiais e estabelecimentos, elas construirão páginas no Google+ mas de forma descentralizada e as pessoas seguirão, por exemplo, a página da gigante de varejo mas da sua rua, com as promoções e gostos locais. (como o Whole Foods tenta fazer com seu Twitter)

Além disso, pequenas marcas farão suas páginas pois o Google+ permitirá uma comunicação direta com o consumidor da sua região. Através do AdWords, esse pequeno estabelecimento poderá criar anúncios que estejam focados e de acordo com as necessidades de seus clientes.

Já a página do Google+ atuará como uma receptiva para esse anúncio, ou seja, eles proporcionaram uma url de destino para qualquer pequeno empresário que antes precisava pagar alguém para fazer um site, uma url que potencializa o principal diferencial de um pequeno estabelecimento local: relacionamento.

Não acho que é o fim das Fan Pages do Facebook, longe disso. Mas, com certeza, acho que é o começo do Google+.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s