Não contrate um Planejamento Digital

Eu sinto que estamos vivendo uma ansiedade no mercado em busca de um Planejamento Digital, alguém que consiga aproximar a presença da marca no digital com objetivos de negócio do cliente. A discussão é longa e o novo double-rainbow é dizer que não existe diferença, ou seja, todo planner tem que pensar no digital.

Concordo totalmente e, pessoalmente, tenho feito um grande esforço para conseguir pensar marca e discutir negócio ao mesmo tempo que traço uma jornada do consumidor detalhada no ambiente online. Entretanto, acho que estamos ficando sem fôlego pois esse caminho é longo.

Na R/GA temos trabalhado muito próximo de Interaction Designers que, independente do nome, são os responsáveis em pensar na experiência do usuário (User Experience = UX). Este seria não uma evolução mas acredito que um novo posicionamento do profissional que antes apenas pensava na Arquitetura de Informação. Um dos caras que trabalha comigo é o Fabrício Teixeira que fez uma apresentação bem esclarecedora sobre o tema (aqui).

Nela, ele defende que sempre existiu uma pressão no arquiteto de informação em entregas muito táticas, como wireframes, enquanto a entrega desse profissional deveria estar atrelada ao todo, entender o ecossistema de canais e o papel de cada canal, mesmo que a sua entrega seja específica para apenas um meio. Ou seja, o trabalho de UX é ir atrás das perguntas, não das respostas.

E existem muitas tarefas que esse profissional poderia desenvolver para ir atrás das perguntas: entrevistas, observação etnográfica, benchmark, personas, consumer journey… trabalhos com uma grande intersecção com o pensamento de planejamento, na sua ideia, o profissional de UX deveria passar menos tempo discutindo wireframes e mais tempo discutindo estratégia.

Nesse cenário, aonde entra o planejamento digital? Ele pode entrar mas não cabe (como diria Vinicius de Moraes). Se existe a necessidade de alinhar os objetivos de negócio do cliente com os canais digitais que a marca atua e o comportamento das pessoas nesses canais, talvez e Planejamento Digital não seja a solução. E, se você é um Planejamento Digital, eu sugeriria escolher entre ser um Planejamento ou um UX.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s