Definição de um objetivo é a primeira coisa que se aprende quando começamos a fazer planejamento. Depois disso, continuamos aprendendo e nunca será tarde para continuar errando. Além disso, no digital ele é mais vital pois ainda não construímos entrega de resultados que justifiquem ter o mesmo investimento de outros meios.
Um dos grandes #fails da minha carreira foi na definição de objetivos. Todo objetivo deve ser seguido de uma métrica, algo quantitativo e possível de ser mensurado. No caso da marca com que estava trabalhando, foi passado um briefing com diversos objetivos e nenhuma métrica prática.
Fiz um debriefing onde defini que o objetivo principal era gerar leads de venda e que a métrica seria clique no botão que guia para página de produto. Cliente concordou mas insistiu que também deveríamos trabalhar awareness, que todas as pessoas deveriam ficar sabendo da marca. (corta)
Voltamos ao trabalho e, quando fomos pensar estratégia de mídia, estávamos confusos se o foco seria trabalhar em portais, para impactar o maior número de pessoas, ou segmentar bastante, para atingir pessoas de qualidade e que realmente poderiam se interessar pelo produto.
Decidimos seguir o briefing e colocamos dinheiro nos dois lados. Moral da história: não tivemos nem awareness e nem leads suficiente para justificar o investimento no digital.
Se existe um aprendizado que poderia dividir seria sempre deixar bem claro qual métrica que o cliente está comprando. E o outro aprendizado é conviver com o erro, já que provalvelmente esse não será o meu último erro na definição de objetivos e métricas.